CRITÉRIOS E METODOLOGIA Clique nos tópicos abaixo para mais informações

Quais os critérios adotados para comparar os colégios?

A organização não governamental melhoresColégios.org do Brasil adota como referência a metodologia quantitativa e qualitativa utilizada por organizações de outros países para avaliar de forma consistente uma boa escola.

Os princípios dos critérios estão na avaliação do produto final que são os alunos formados pelas escolas por meio dos resultados que eles alcançam nos exames federais públicos como o ENEM, desempenho nos vestibulares, os projetos socioeducativos que estão envolvidos e a satisfação de seus alunos com os serviços prestados.

As fontes de pesquisa são MEC/INEP, sites das Secretarias de Educação dos Estados, sites especializados de educação, sites das próprias escolas e sites de redes sociais.

Critérios quantificados:

• 1) Desempenho médio no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado pelo MEC (Ministério da Educação) nos últimos 3 anos.

Esse é o principal critério e com maior peso. São selecionadas as 10 escolas com melhor desempenho médio nos últimos 3 anos.É ponderada a porcentagem de participação dos alunos que fizeram o ENEM.

Dessa forma, valorizar as escolas que não selecionam apenas os melhores para fazerem o ENEM.

• 2) Desempenho nos principais vestibulares do país.

É analisada a informação pública divulgada na mídia ou no site das próprias instituiçõessobre o total de aprovados em universidades públicas dos últimos 3 anos.

• 3) Projetos socioeducativos e comunitários desenvolvidos pelos alunos.

É analisada a proposta pedagógica quanto aos projetos sociais e comunitários desenvolvidos pelos alunos junto à comunidade, bem como, as ações sociais da própria escola na distribuição de bolsas socio econômicas.

• 4) Depoimento de pais e alunos na internet.

É um dos critérios mais relevantes, a satisfação alunos e pais com o ensino. É analisado o que é postado na internet de positivo e negativo por pais e alunos em sites, blogs, redes sociais. Também é analisado o que postado aqui no próprio site.

Clique aqui para deixar os seus comentários sobre a sua escola.

• 5) Crescimento da escola nos últimos 3 anos.

Um dos reflexos de satisfação da sociedade com uma escola é o aumento da sua demanda de alunos. É analisado o crescimento do número de alunos cursando o terceiro ano declarado pelas escolas para o INEP/MEC que irão fazer o ENEM.As escolas que mais cresceram nos últimos 3 anos o número de inscritos para o ENEM recebem melhores notas.

• 6) Opinião pública quanto à qualidade e força da Marca.

São analisados os resultados em pesquisas de lembranças de marcas, citações positivas na internet em sites de educação, em veículos de comunicação (jornais e telejornais).

• 7) Valor das mensalidades na relação curso benefício.

Este critério pondera a qualidade dos resultados da escola e o preço da mensalidade. Quanto maior a nota nesse critério, melhores são os resultados de desempenho, de aprovação, ranking no ENEM e com valores de mensalidade menores quando comparados as 10 melhores escolas.