ESCOLAS QUE MAIS SE DESTACARAM

As escolas que atendem alunos da Classe C estão entre as que mais crescem no país e muitas estiveram entre as melhores no ENEM em todas as capitais.

São escolas que possuem mensalidades de até um salário mínimo (até R$ 630,00), contudo não abrem mão da qualidade.

Tiveram excelente desempenho no ENEM e nos grandes vestibulares do Brasil.

Entretanto, vale ressaltar que pais e alunos devem estar cientes que não terão o luxo das escolas de mensalidades elevadas.

Muitas dessas escolas possuem lista de espera, pois a demanda é maior que a oferta de vagas devido ao diferencial da mensalidade menor e com índice de aprovação maior que muitos colégios elitistas.

Entre os motivos das escolas para a Classe C serem as que mais crescem está a ascensão econômica que propicia que muitos alunos migrem da rede pública para escolas privadas focadas nessa classe.

Um dos exemplos bem sucedido nesse segmento é a rede de colégios ALUB, uma das melhores escolas de Brasília, com oito colégios e cursinhos pré-vestibulares.

Foi a escola que mais cresceu em Brasília nos últimos 10 anos, está entre as melhores no ENEM, a que mais aprova na UnB (Universidade de Brasília) e possui lista de espera por vagas com até um ano de antecedência.

Assim como ocorreu com o setor de ensino superior para a Classe C, as escolas devem continuar crescendo, pois hoje elas estão em alta e são alvo de grupos de investidores.

O segmento de escolas para Classe C ainda é muito fragmentado e com elevado potencial futuro de sofrer o fenômeno explicado pela ABVCAP( Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) como consolidação, em que um fundo investidor adquire várias outras escolas e forma uma grande rede de gestão única, holding.

“Vamos ser a Anhanguera do mercado de ensino básico.” diz Luis Fernando Pessôa, CEO da Local Invest gestora da Foco Educacional, um dos grupos nesse novo segmento.
Matéria publicada na Folha de São Paulo, 19 novembro de 2012.
"ANÁLISE

Muitos alunos estão migrando da escola pública (que caiu 14%) e procurando escolas de até um salário mínimo.
Quanto mais ela se eleva o valor, menor é o potencial de crescimento.
Quanto mais próxima a mensalidade estiver dos R$500,00 maior é o potencial de crescimento. "

Outros grandes fundos investidores se destacaram no mercado de educação nos últimos 4 anos: BR Educacional, GP,DGP, HIG Captal, CETEC, Actis, Initial, Gavea, Kinea, Angra, Innova, BTG, Vinci, Tarpon, BR Partners, Victrix, SEB, Pearson, Hoper, Leya, Ânima, Abril Educação, Br Investimentos, Multi, Anhanguera e Kroton.

Quem ganha com isso são os pais e alunos, que podem ter bom ensino e com mensalidades menores.

Aqui no site no ranking dos Melhores Colégios possuem vários exemplos de escolas para a Classe C que se classificaram entre as melhores.

Hoje os pais estão cientes que uma boa escola, não precisa necessariamente ser uma escola cara. O que ela precisa é formar bons cidadãos,aptos para passar nas melhores universidades públicas e alcançar seus sonhos.